Laboratório de Práticas Interdisciplinares

O projeto Laboratório de Práticas Interdisciplinares integra as ações de ensino do Programa de Educação Tutorial de Humanidades e Letras (PETHL) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Iniciado em 2019, o projeto surge a partir da junção de dois antigos projetos: Laboratório de Leitura e Escrita Acadêmica (LLEA) e Laboratório de Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar em Humanidades (LAMPIH). Dessa forma, o Laboratório de Práticas Interdisciplinares herdou as metas de oferecer, concomitantemente, o desenvolvimento das capacidades de leitura e escrita de gêneros acadêmicos e o aprofundamento dos conhecimentos teóricos-metodológicos para a produção científica na área de Humanidades. Em 2019, realizamos atividades conjuntas do LAMPIH e do LLEA, de modo que a avaliação foi positiva e fomentou a união dos projetos e a consolidação de um Laboratório de Práticas Interdisciplinares.

Objetivo Geral: Aprofundar os conhecimentos teóricos-metodológicos para a produção científica na área de Humanidades e Letras, com base no desenvolvimento da capacidade de leitura e escrita de gêneros acadêmicos.

Objetivos específicos:

  • Discutir os processos de produção da ciência e seus contextos culturais, sociais e históricos, possibilitando a compreensão das condições sociais da produção do conhecimento.
  • Analisar os paradigmas científicos e as características da pesquisa no campo das ciências humanas e sociais tomando como referência a construção da interdisciplinaridade.
  •  Conhecer e discutir os conceitos textuais, explorando-os em produções acadêmicas utilizadas em sala de aula, focando em temáticas que abordam as questões da área das Humanidades e Letras;
  • Efetuar leituras e produções escritas com os alunos para que estes trabalhem os conceitos apreendidos, na teoria, durante o laboratório.